quarta-feira, 12 de março de 2008

Papa nomeia novo bispo Redentorista


O Papa nomeou Bispo de Garanhuns (Brasil) o Revmo Pe. Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R., até agora Chefe de Gabinete da Congregação para o Clero.

O Revmo. Pe. Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R., nasceu no dia 19 de julho de 1946, em Recife, no Estado de Pernambuco, arquidiocese de Olinda e Recife.

Freqüentou o Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns e os estudos superiores no Seminário Redentorista de Campina Grande. No dia 25 de janeiro de 1965 fez a Profissão Religiosa como membro da Província Redentorista do Rio de Janeiro. Sua Profissão Perpétua teve lugar a 13 de dezembro de 1969. Cursou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Redentorista de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais. Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1971. Mais tarde obteve a Licença em Filosofia na Faculdade "Dom Bosco", em São João del Rei, MG. Doutorou-se em Teologia Moral na Academia Alfonsiana em 1989 e conseguiu a Licença em Direito Canônico no Ateneu Romano de Santa Cruz

Atualmente é Chefe de Gabinete da Congregação para o Clero, Membro da Comissão Especial para tratar as Causas de declaração de nulidade da Sagrada Ordenação e de dispensa das obrigações do diaconato e do presbiterato; Comissário deputado para tratar as causas de dispensa do Matrimônio rato e não consumado; Consultor da Congregação para as Causas dos Santos; Juiz externo do Tribunal de Apelo do Vicariato de Roma.

Padre Guimarães será ordenado bispo na igreja de Santo Afonso em Roma, no dia 31 de março de 2008. Será principal consagrante o Cardeal Cláudio Hummes, O.F.M, Prefeito da Congregação para o Clero. Ainda não se sabem os nomes dos Co-consagrantes.

A diocese de Garanhuns, sufragânea da Arquidiocese de Olinda e Recife, tem, conforme o Annuario Pontificio, aproximadamente 550.000 católicos, 27 paróquias, 41 sacerdotes, 29 religiosos e 94 religiosas.

Fonte: Boletim Redentorista Scala.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amig@s Redentoristas, boa tarde!

Podem informar por gentileza, a agenda da posse de Dom Fernando para o dia 01 de junho.

hórário e detalhes se houver.

A congregação Redentorista está de parábens por mais este ato missionário pra a Igreja do Nordeste.

José Hamilton da Costa
secretario@caritasne2.org.br;
81.9913.5256