domingo, 14 de novembro de 2010

Imagem do Divino Pai Eterno é entregue ao Papa Bento XVI

A imagem peregrina do Divino Pai Eterno cruzou o oceano até o centro mundial da Igreja Católica, em Roma, na Itália. Ontem, o ícone foi entregue às 11h da manhã, horário de Roma, ao Santo Padre, Papa Bento XVI. A entrega da imagem aconteceu na Sala Pontifícia no Vaticano. O reitor do Santuário Basílica, pe. Robson de Oliveira, viajou na quinta-feira, 11, e se juntou ao arcebispo de Goiânia dom Washington Cruz e demais bispos para o encontro com o pontífice.
A imagem foi entregue pelo arcebispo dom Washington Cruz, na presença do reitor do Santuário Basílica, pe. Robson, no momento da visita “Ad limina Apostolorum”. Desde os primeiros tempos, a Igreja foi cimentando-se sobre a base de uma estreita união espiritual e formal entre os apóstolos e seus sucessores, sendo a visita “ad limina” a expressão atual dessa íntima relação e comunhão na fé e na missão. Esse costume remonta ao século IV e, mais tarde, em 1585, o Papa Sisto V a institucionalizou e dispôs a forma de realizá-la. Conforme a legislação eclesiástica, os bispos residenciais devem ir, a cada cinco anos, honrar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e encontrar-se com o Santo Padre. É dentro dos rituais desta visita que a imagem foi entregue ao Papa Bento XVI.
De acordo com o arcebispo de Goiânia, o Papa explicou o sentido da imagem do Divino Pai Eterno e ficou muito feliz por recebê-la no Vaticano. “A gente também ficou muito alegre de ele ter identificado no coração do Brasil essa devoção que é destinada a ser a devoção de todos os brasileiros.” Padre Robson também comentou sobre a importância do momento. “Neste encontro, reafirmamos a comunhão eclesial da Igreja com os fiéis que são os filhos amados do Divino Pai Eterno. Foi um momento único e ficará marcado na história desta devoção que é a que mais cresce hoje no País.”
No ano de 2010 são comemorados os 170 anos de devoção ao Divino Pai Eterno. Devoção essa que surgiu no Centro-Oeste do Brasil, em terras goianas. O reitor tem realizado, durante todo o ano de 2010, visitas peregrinas com a imagem e agora a levou ao Papa, sucessor de Pedro, e vigário de Cristo na Terra.
Na entrega, o reitor do Santuário também pediu uma bênção especial do Santo Padre para todos os Filhos do Pai Eterno, membros da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno), e, em especial, àqueles que colaborarão com a construção da Nova Basílica.

Fonte: Diário da Manhã