sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Impressões sobre Mossâmedes


Na última terça-feira (25/11) tive a oportunidade de estar na cidade de Mossâmedes, aqui no interior de Goiás. Tratava-se de uma animação missionária que se iniciava com a chegada da imagem peregrina do Divino Pai Eterno. Um clima de alegria e festa pairava no ar da pacata cidade. Mossâmedes estava recebendo mais um filho seu para com aquele povo se alegrar.
O Diác. André Ricardo, missionário redentorista volta a sua cidade natal para ser ordenado sacerdote. Isso, pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Eugênio Lambert Rixen, Bispo da Diocese de Goiás – GO. A cidade de Mossâmedes tem pouco mais de cinco mil habitantes. Sua origem remonta os tempos do extrativismo do ouro em cidades ouríferas do interior de Goiás.
Tenho comigo um costume que trago desde criança. Quando chego a uma cidade que ainda não conheço, procuro logo saber da localização da Igreja Matriz. Lá posso tirar algumas tímidas e simples conclusões. No caso de Mossâmedes, tive a surpresa de ver que a fé de seu povo segue uma linhagem de gerações a fio. As grossas paredes da Matriz de São José evocam uma áurea de fé e devoção. No frontispício do edifício religioso traz a possível datação de sua construção: 1774. Em seu interior, no presbitério, ainda se conserva o retábulo com o antigo altar que lembra o tempo em que as missas eram rezadas em latim.
Do cimo daquele retábulo, no orango da Igreja, se vê a imagem de São José de Botas que, do alto, vela pela comunidade mossamedina que lhe confiou o patrocínio de sua cidade.
Mais algumas coisas me chamaram a atenção e eu gostaria de partilhá-las com o leitor. Nota-se que o povo é engajado, se preparando em oração (naquilo que a filologia da palavra exige: orar e ação) para receber a visita do Pai Eterno e realizar com orgulho a ordenação sacerdotal do Diác. André Ricardo. Na Santa Missa presidida pelo redentorista, Pe. Jesus Flores, para a recepção dos missionários redentoristas e da Imagem levada de Trindade, estava presente além da comunidade mossamedina, o Pe. Marques (pároco de Mossâmedes) e o Pe. Francisco Cavazzuti. A esse último religioso quero dedicar as próximas linhas deste artigo.
Pe. Francisco Cavazzuti é um místico mártir dos tempos atuais. Afirmo isso após te-lo conhecido pessoalmente e ter lido o seu livro de poemas intitulado “Salmos da Obscuridão”. Há pouco tempo Ele voltou para a sua terra natal, a Itália, e sua presença entre nós durante esses dias se deve à ordenação sacerdotal do Diác. André Ricardo.
Pe. Chico é mais uma vitima da pistolagem que buscava silenciar a voz daqueles que defendem a luta justa do povo pela terra. No dia 27 de agosto de 1987 sofreu um atentado contra a vida que o deixou cego em um povoado daquela mesma paróquia de Mossâmedes. Ele perdeu a visão biológica para ver com os “olhos da alma”, com os olhos dos outros. Mas, ao final da celebração eucarística, a qual estive presente, notei uma movimentação ali perto de mim. Grupos de pessoas se revezavam diante do Pe. Francisco. Todos querem a sua benção e saudação fraterna. Ele transmite uma luz efusiva com sua presença que é impossível não notar.
É digno de oração um de seus poemas mais famosos. Reza assim: “Senhor, eu sou cego. Dai-me o Espírito da Luz. Dai-me a luz do Espírito. Senhor, quanto o Mundo está cheio de tristeza! Dai-nos a alegria da ressurreição. Dai-nos a alegria da vida nova. Senhor, o teu amor é Esperança. O teu amor é o Caminho, para buscar e encontrar o Amor, também no sofrimento. Senhor, ainda é tão longo assim o caminho para a gente andar? E depois, terá uma Luz, Senhor? Terá Luz, sim!”.
Minha gratidão ao povo de Mossâmedes pela acolhida. Minha reverência ao neo-sacerdote Pe. André Ricardo que me possibilitou viver esses momentos. E, por fim, minha amizade e gratidão ao Pe. Francisco Cavazzuti, pelos preciosos momentos que estive ao seu lado e pude notar seu testemunho e doação, inspirados no próprio Jesus Cristo.

Welinton Silva é seminarista redentorista, licenciado em filosofia pela Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
welintonredentorista@hotmail.com