quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A prática da caridade cristã


Hoje, quero refletir com o leitor sobre a prática da caridade. A Caridade é uma das três virtudes teologais, que a Igreja Católica ensina como exercício agradável a Deus. Correspondem às três virtudes: a fé, a esperança e caridade. Paulo, apóstolo, em carta a comunidade de Corinto, coroa seu discurso no capitulo 13, versiculo 13, com a máxima cristã: "Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade. Porém a maior delas é a caridade". Caridade aqui se equivale ao amor. O verdadeiro e genuíno amor cristão.
Essa virtude divina foi implantada em nosso ser desde toda criação, pelo amor primeiro de Deus Pai criador. Foi também confirmada em nossa alma através do sacramento do santo Batismo, juntamente com a fé e a esperança. É a virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Sabemos que as demais virtudes nos conduzem a Deus. A caridade, porém, nos une ao próprio Deus, e onde houver caridade, aí estarão também as demais virtudes. O saudoso papa João Paulo II, afirmou em uma de suas alocuções de audiência geral que, “a fé, a esperança e a caridade são como três estrelas, que se acendem no céu da nossa vida espiritual para nos guiarem rumo a Deus”.
Santo Agostinho já dizia, “Ama a Deus e faze o que quiseres”. É evidente que, se amarmos de verdade a Deus, nos será grato fazer somente o que for do seu agrado. E é ai que quero fazer algumas observações sobre a tragédia em Santa Catarina. Uma tragédia que com certeza deixou a todos os brasileiros um sentimento de compaixão e solidariedade. Os números nos assustam. Já são mais de 118 mortos pelo dilúvio, que desabrigou quase 80.000 e impactou 1,5 milhão de pessoas em Santa Catarina, região sul do Brasil.
A mobilização da sociedade em geral é notória. De todas as regiões partem caminhões com toneladas de alimentos em direção ao vale do Itajaí, e cidades adjacentes, num exercício da verdadeira caridade cristã: a solidariedade. O ser solidário é explicitado em muitas situações não apresentadas pela mídia em geral e infelizmente, explorado demasiadamente em situações como essas. A dor de tamanha situação só poderá ser descrita por aqueles, que a viveram em sua intensidade, como os catarinenses atingidos pela tempestade e suas conseqüências.
Diversas dioceses e arquidioceses pelo Brasil estão empenhadas em ajudar, em nome da Igreja, ao povo mais necessitado de ajuda no estado de Santa Catarina. Notáveis são as iniciativas em andamento, promovidas pela Arquidiocese de Florianópolis, pelas Dioceses de Joinville, de Blumenau e pelas Entidades-membro de Cáritas no Estado. Doações de alimentos e roupas estão sendo feitas diretamente nas secretarias das Paróquias destas Igrejas particulares, que também estão acolhendo os desabrigados em seus salões comunitários, centros catequéticos e casas religiosas, numa atitude de amenização e solidariedade para com o próximo, que perdeu tudo ou quase tudo. A Igreja se inspira na caridade ensinada por Jesus: Tudo o que vocês fizerem ao menor dos meus irmãos é a mim que vocês fazem.
A presença solidária da Igreja e a caridade do Santo Padre o Papa, é uma das primeiras a chegar a esses locais, onde a comunidade está desassistida do verdadeiro e necessário auxílio do poder público. É na comunidade-igreja que a solidariedade se revela por primeiro. É lá, onde todos vivem como irmãos, filhos do mesmo Pai. Aí a caridade realiza milagres. A Sagrada Escritura nos apresenta o sugestivo dito de Jesus em Mateus 14,13-21: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O milagre da partilha cristã está ao alcance de todos que crêem no Cristo.
Usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal, pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei”. (CIC, n. 388). Que possamos ser todos nós sinais de esperança e vínculo de caridade a todos os homens, que receberam a fé de Jesus e nele crêem. É no Cristo que está a nossa força, Ele é a razão de nossa esperança!

Welinton Silva é seminarista redentorista, licenciado em filosofia pela Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
welintonredentorista@hotmail.com