domingo, 30 de setembro de 2007

Oktoberfest toma conta de Munique


A Oktoberfest voltou a transformar Munique na capital mundial da cerveja. É hora de curtir a maior festa popular do mundo. E pouco importa se o preço da cerveja continua subindo...
Fiéis à tradição de mais de um século e meio, os bávaros curtem mais uma edição da Oktoberfest, que acontece em Munique, nos 26 hectares do parque Theresienwiese. Considerada a maior festa popular do mundo, a Oktoberfest é também o local ideal para degustar uma saborosa cerveja, servida nos mais tradicionais moldes alemães.
A festa deste ano, em sua 171ª edição, conta com 185 expositores e 74 restaurantes, montados em barracas. Além da cerveja servida em canecões, longos bancos de madeira, música ao vivo e comida típica do sul da Alemanha são elementos que não podem faltar na Oktoberfest. As garçonetes também são indispensáveis no cenário da festa bávara. São elas que surpreendem os menos avisados ao carregarem até 20 canecões cheios de cerveja de uma só vez. "Como é que elas conseguem?", questionam muitos.
Festa do superlativo
Os organizadores estimam a presença de mais de 6 milhões de pessoas até o encerramento do evento, no próximo dia 3 de outubro, repetindo assim o sucesso de 2003. A festa conta ainda com atrações clássicas de um parque de diversões e o clima não poderia ser outro: de alegria e descontração total. No ano passado, 6,3 milhões de visitantes beberam 6,1 milhões de litros de cerveja, consumiram 490 mil frangos, 91 bois e 181 mil salsichas. Não é a toa que o setor gastronômico aguarda com ansiedade a Oktoberfest. Em tempos de crise, nada melhor que uma festa do superlativo para dar um empurrãozinho nos negócios. Este ano trabalham na Oktoberfest 12 mil funcionários de 591 empresas.
Produto de exportação

A Oktoberfest é também ponto de encontro de diversas nacionalidades. Cerca de 15% do total de turistas que passeiam pelo Theresienwiese são estrangeiros. Isto representa cerca de 1 milhão de pessoas. São elas que contribuem para dar um toque especial ao evento, que hoje já virou produto de exportação e conta com diversas " cópias" mundo afora. "Existem cerca de 2 mil grandes Oktoberfest pelo mundo. A maior delas é a de Blumenau, no Brasil", afirmou Gabriele Weishäupl, da central de Turismo da Baviera.
Festa lucrativa
A maior festa popular do mundo é bastante lucrativa também para a cidade de Munique. Durante a Oktoberfest os turistas gastam um total de cerca de um bilhão de euros. Aproximadamente 449 milhões somente na festa, o restante com custos de transporte, alimentação, pernoites e as compras, naturalmente.
Quem curte a festa máxima da cerveja pouco se importa com o aumento médio de 30 centavos de euro em relação ao ano passado. Um litro de cerveja na Oktoberfest 2004 custa 7,10 euros. Então, prost!

Welinton Silva depois de Marion Andrea Strüssmann