segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Seja Bem Vindo!


A um primeiro momento o leitor poderá se perguntar a função de um blog pessoal. Ao passo que a resposta é imediata: a necessidade de expressar minha paixão pela comunicação. Meu interesse pela comunicação foi despertado pelo exemplo de um profissional de renome: Rafael Vieira. Sua inteligência e simplicidade na expressão marcaram minha leitura quotidiana. Apesar de minhas limitações e defeitos, vejo e sinto pulsar em mim um coração comunicador. Essas coisas a gente sente aí, no contato com as minimas coisas. Seja num estande montado para sediar uma emissora de rádio na maior festa religiosa do centro-oeste, seja no contato com comunicadores de peso como Rafael Vieira, Adolfo Campos, Vânia Savioli e não poderia deixar de lembrar o qual hoje me icentiva: Mauricio Brandolize. O contato inicial com o rádio, nos bastidores, e depois com a produção televisiva fizeram com que eu afirmasse minha simpatia. O rádio é mágico. É emocionante expressar-se de maneira que os ouvintes sintam com você o momento. A Televisão tem todo meu respeito, porém não me conquistou da maneira que o rádio o foi. Por motivos diversos, a televisão assumiu um papel de futuro em minha vida. Espero ter sido feliz em minha expressão aqui. Que esse espaço seja SEU, pois sem você de nada vale as minhas iniciativas de comunicação. Por fim, deixo a você algumas linhas de estudo acerca da comunicação. Valem a pena receberem sua atenção.

Vários aspectos da comunicação têm sido objeto de estudos. Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas acadêmicas. A Comunicação começou a emergir como um campo acadêmico distinto em meados do século XI. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional. No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.

Um abraço do tamanho do Brasiiiiillll: Wsilva.