terça-feira, 11 de março de 2008

Filme sobre Padre Pelágio será lançado hoje


A Fundação Aroeira, a Kanal Cine Vídeo e Arquidiocese de Goiânia lançam hoje (11), o filme “O Servo de Deus, Padre Pelágio”. O documentário dirigido por Débora Torres, que também assina o roteiro, e por Marcelo Miranda, revive a trajetória de vida de um dos mais importantes religiosos de Brasil e principalmente de Goiás. O filme conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Com depoimentos de pessoas comtemporâneas a Pe. Pelágio, a obra traz cenas ficcionais com reconstituição de época, gravadas no interior de Goiás (as regiões de Trindade, Inhumas e Silvânia serviram de locação para o filme) o documentário pretende ser um registro importante de sua memória.

Padre Pelágio nasceu em 1878 em Hausen am Thann, na Alemanha, e chegou ao Brasil em 1909 onde atuou e viveu por 52 anos até a sua morte, em 1961. Dos 52 anos de trabalho em território brasileiro, 47 foram só em Goiás. Desses 47 anos, a maior parte foi dedicada à causa da população carente do sertão goiano. Tinha o hábito de percorrer centenas de comunidades, quase sempre a cavalo, tornando-se conhecido e estimado pelo povo.

O local onde mais trabalhou foi o Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno, localizado no município de Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. Atualmente, encontra-se em andamento no Vaticano, o processo de beatificação de Padre Pelágio.

O lançamento será às 19 horas no Cine Goiânia Ouro, que fica na Rua 3, esquina com Rua 9, no Centro.

Welinton Silva.