quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Festividades da 131º Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário em Catalão


Chegou ao final as festividades da 131º Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, o ultimo dia foi marcado com uma missa aos Romeiros as 9:00h da manhã. Em seguida os ternos saíram em visitas pelos seus bairros, fazendo louvor a Nossa Senhora do Rosário.
E a partir das 15:00h começou o percurso, de onde saíram da casa do atual festeiro Velomar Gonçalves Rios e Neusimar Teodora da Silva Rios para a casa dos que serão os novos festeiros do ano de 2008, que são Sebastião Cassimiro de Macedo e Sueli Alves Cassimiro Macedo. No palco, próximo da casa dos novos festeiros, cada grupo de terno desfilava, cantando e dançando em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Logo após os desfiles de cada terno, em á frente da comissão organizadora a imagem de Nossa Senhora do Rosário juntamente com a Coroa foram trazidas pelo terno Moçambique Coração de Maria e pelos guardas da Coroa Antero Martins Coelho e Júlio José Duarte, seguidos da família real da congada. A comemoração contou com a presença de varias personalidades importantes de nossa sociedade dentre elas o prefeito de Catalão Adib Elias o qual foi presenteado com a imagem de São Francisco de Assis em nome da irmandade entregue pelo Pe. Orcalino, o qual encerrou as festividades com sua benção. E contamos também com a visita do vice-governador Ademir Menezes a Catalão para prestigiar a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Os últimos momentos da festa foram dados pelo capitão Dimiro, marcado pelo apito, deu-se o encerramento oficial da festa.
História
As congadas são uma manifestação folclórica e religiosa bastante antiga em Catalão. Desde 1820, em toda última sexta-feira do mês de setembro, estendendo-se por parte da primeira quinzena de outubro, acontecem as congadas em Catalão. As congadas são uma festa religiosa afro-brasileira trazida pelos escravos hoje a congada é preservada e representada como uma manifestação folclorica e religiosa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, realizada em Catalão. A festa, este ano conta com 20 ternos, que saem dançando pelas ruas, dentre estes Congo Pio Gomes, Congo Congregação do Rosário, Congo São Francisco, Congo N. Sra. do Rosário N. S. da Guia, Congo Prego, Congo N.S. de Fátima, Congo Santa Terezinha, Congo Goiânia, Congo Mariarte, Congo Marinheiro, Congo Marujeiro, Congo Sagrada Família, Moçambique Coração de Maria, Moçambique Mamãe do Rosário, Catupé Cacunda N. S. do Rosário, Catupé São Benedito, Vilão Santa Efigênia, Vilão II N.S. de Fátima, Penacho. Neste ano o Congo Marujeiro retorna a festa e pela segunda vez o congo Mariarte que é comandado pela capitã Aldanice M. dos Reis e Wanda Safatle Fayad sai às ruas, o qual é composto apenas por mulheres. O reinado é comandado pelo rei Euripedes Antonio Rita, a rainha Eloene de Jesus Rita; os príncipes Leopoldo Anunis, Victor Alves, Anismar Júnior; as princesas Helda Rita, Vanessa Mariane Rita, Maria Helena, Sebastiana de Souza, Lediane Camilo; os generais Cleiber, Franscisco, Laldemiro da Silva; e os guarda da coroa Antero Martins Coelho, Júlio José Duarte. Cerca de 4.500 pessoas, dançam pelas ruas. A festa atrai a cada ano cerca de 100 mil visitantes a Catalão.

Welinton Silva