segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007

As mudanças do clima e as discussões sobre como enfrentar o aquecimento global estiveram no topo da agenda internacional durante 2007. O esperado relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) atribuiu o fenômeno à ação humana.

Em dezembro, representantes de todos os países da ONU se reuniram em Bali para inicar as discussões sobre o que fazer depois do término do Tratado de Kyoto, em 2012.

Como nos anos anteriores, assuntos como Iraque, China e Chávez voltaram a fazer manchetes. Mas o círculo de líderes mundiais também ganhou nomes novos, como Cristina Kirchner, Nicolas Sarkozy e Gordon Brown.

2007 voltou a ser um ano em que a economia global cresceu em ritmo acelerado, mas termina deixando incertezas e preocupações sobre os efeitos da crise do crédito imobiliário americano em todo o mundo, inclusive no Brasil.

No país, Lula assumiu seu segundo mandato anunciando o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, que ainda não saiu inteiramente do papel. Não obstante, a economia deve registrar crescimento acima de 5%, um dos três melhores dos últimos 15 anos.

No front político, porém, o governo e o PT sofreram pelo menos duas derrotas importantes: o acolhimento pelo Supremo da denúncia contra os acusados no escândalo que ficou conhecido como "mensalão" e a não-prorrogação da CPMF pelo Senado.
Ainda no Brasil, o ano chega ao fim sem solução para a crise aérea, marcada pelo episódio trágico do acidente com o Airbus A320 da TAM que deixou 199 mortos em São Paulo.

2007 deverá ser lembrado ainda pela visita do papa Bento 16, que canonizou em São Paulo Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.

Fatos estes que com certeza não serão esquecidos pela comunidade intenacional...

Welinton Silva.

Nenhum comentário: